mobilit_blog_05

Fatos inegáveis sobre o mundo moderno, e que estão sendo praticados nas empresas: o primeiro é que o uso das telecomunicações para o trabalho triplicou em menos de 10 anos, e o segundo pontua que os gastos acompanharam esse crescimento, e hoje gasta-se muito mais com linhas fixas e móveis, equipamentos, dispositivos e planos de voz e dados.

Estes dois fatos são conhecidos por todos, mas o que chama a atenção, é este terceiro fato: Tanto empresas como operadoras não conseguem acompanhar esse vertiginoso crescimento, e a maioria dos processos é feito desorganizadamente, como uma cidade que cresce muito rápido.

Essa enorme demanda deixou pra trás uma “trilha” de processos ineficientes e custosos, com uma enorme margem de erro, que geralmente são arcados por empresas e usuários.

Veja alguns dados:

  • Entre 7 a 12% das cobranças de serviços telefônicos possuem erros e custam, anualmente, mais de 8 milhões de dólares para grandes empresas. (Aberdeen)

  • Em média, 31% do plano mensal de minutos de voz móvel é inutilizado e geralmente um funcionário somente utiliza cerca de 13% da sua capacidade de dados móvel. (CCMI)

Isso significa que as telecomunicações tornaram-se um assunto complexo, de difícil gestão, e administrar esses processos como antigamente já não é mais possível.

A necessidade de buscar ao mesmo tempo economia e eficiência criou um nicho de mercado para especialistas em gestão de despesas de telecom (TEM), que auxiliam empresas nessa empreitada por resultados.

Com o tempo, esse serviço especializou-se e aprimorou-se, e hoje temos uma grande variedade de opções, como consultoria, treinamento e terceirização total ou parcial de algumas tarefas.

Conheça o que chamamos de “pilares de TEM”, as principais áreas aonde atuam os especialistas, e aonde devemos direcionar nosso foco para uma gestão bem sucedida.

Gestão de Contratos – Suas tarifas estão com o menor preço possível? Analise, monitore, negocie e otimize os contratos. Comparar o valor das tarifas contratadas x praticadas, de acordo com o perfil de uso.

Gestão de Inventário – Sabe exatamente quantos recursos telecom contratados em sua empresa? Identifique todos os ativos telecom(dispositivos, linhas fixas, móveis,e dados), e associe-os com os respectivos usuários e centros de custos. Como podemos ter controle sobre as despesas, se não sabemos exatamente o que possuímos nem o que foi contratado?

Gestão de Faturas – Os valores das suas faturas estão corretos? O árduo processo de auditar faturas, comparar e racionalizar tarifas, ratear custos, automatizar pagamentos, assim como contestar valores indevidos para ressarcimento é um dos principais pilares para obtermos economia.

Gestão de Uso – Como sua empresa está utilizando os recursos de telecom? Ter visibilidade sobre os gastos, estabelecer uma política de uso, com  direitos e deveres dos funcionários, garante controle orçamentário e planejamento controlado.

Gestão de Despesas – Sua empresa precisa de consultoria? Saber se precisamos de ajuda para identificar os pontos de desperdício é importante. Sua empresa possui expertise e pessoal para gerir os recursos de telecom por conta própria? Lidar eficientemente com os complexos processos mencionados acima exigem know-how especializado e experiência, e sua empresa pode ganhar muito ao contratar um parceiro para implementar novas práticas mais eficientes.

Um pesquisa feita pelo instituto Gartner sobre a terceirização de processo oferece dados expressivos para análise. Veja o impacto de TEM na redução de custos nos principais serviços:

  • Controle de Cobrança Indevida – redução de 5% – 12%
  • Conciliação de Inventário – redução de  2% – 7%
  • Administração de Contratos – redução de 3% – 8%
  • Auditorias / Otimização – redução de 1% – 15%

De acordo com a pesquisa Gartner, uma solução de TEM permite uma economia global de 40%, e redução dos preços médios dos serviços em 23,4%.

Analise os pilares da gestão de despesas de telecom, e verifique o que está sendo praticado em sua empresa.

Não hesite em buscar ajuda quando necessário, e comece agora mesmo a otimizar seus processos e conseguir grande economia!

Categorias: Gestão

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *